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Apostila Câmara de Campo Grande MS 2017 - JORNALISTA


Por:
R$ 29,90

ou 3x com juros de R$ 10,37
 

                                                                           CÂMARA DE CAMPO GRANDE - MS

A Câmara de Campo Grande - MS informa a abertura de Concurso Público a fim de selecionar profissionais de nível médio e superior para o preenchimento de 70 vagas.
As oportunidades são para Analista de Controle Interno (2); Analista de Sistema (2); Assistente Administrativo (15); Contador (2); Jornalista (1); Publicitário (1); Redator (2); Técnico Administrativo (20); Técnico em Informática (5); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Técnico Legislativo (18) e Tradutor de Libras (1).
Estes profissionais farão jus à remuneração mensal que varia em R$ 1.672,27 a R$ 2.833,33 para o desempenho da função em jornadas semanais de 30 ou 40 horas.
Os interessados devem se inscrever no período de 31 de julho de 2017 até 27 de setembro de 2017, via formulário de inscrição disponibilizado no site www.fapec.org. A taxa de participação é de R$ 90,00 e R$ 110,00.
Para selecionar os inscritos haverá Prova Escrita Objetiva para todos os inscritos, prevista para ser aplicada no dia 22 de outubro de 2017 e Prova de Títulos somente aos cargos de nível superior.
Este Concurso tem prazo de validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado, prorrogável por igual período.

JORNALISTA 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

LÍNGUA PORTUGUESA – 

Compreensão e interpretação de textos. Gêneros e tipologias textuais. Funções da linguagem. Coesão textual. Ortografia (emprego das letras, do hífen e de iniciais maiúsculas ou minúsculas) e acentuação, incluindo conhecimentos sobre as novas normas. Emprego de parônimos, homônimos e formas variantes. Emprego das classes de palavras. Períodos compostos por coordenação e subordinação; Regência (verbal e nominal) e crase. Concordância nominal e verbal. Emprego dos tempos e modos verbais. Pontuação. Orações reduzidas. A elaboração das questões da prova de Língua Portuguesa obedecerá às normas ortográficas em vigor desde 1º de janeiro de 2016.

INFORMÁTICA – 

Uso de correio eletrônico. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office. Sistema operacional: Windows 7 ou superior. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – 

1. Ética no Serviço Público: Conceitos Básicos. 2. Serviço Público no Brasil: definição, natureza, espécies, características. 3. Lei Orgânica do Município: Título III-Da Organização dos Poderes-Capítulo I- Do Poder Legislativo-Seção I- Da Câmara Municipal e Seção II-Das Atribuições da Câmara Municipal: artigos 20 a 25. 4. Regimento Interno da Câmara Municipal de Campo Grande Resolução n. 1.109, de 17 de dezembro de 2009 com suas alterações: Título I- Da Câmara Municipal –Capítulo I- Disposições Preliminares: artigos 1º ao 4º. 5. Estatuto do Servidor Público Municipal-Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011: Título VI-Capítulo II-Das Responsabilidades: artigos 208 a 216; Título VII-Capítulo I- Dos Deveres: artigo 217 e incisos; Capítulo IIDas Proibições: artigo 218 e incisos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Assessoria de comunicação. Comunicação pública. Opinião pública. Pesquisa de opinião: planejamento elaboração de questionário e relatório. Comunicação Interna. Interatividade na comunicação. Planejamento da comunicação. Comunicação integrada. Clipping. Estilos de entrevistas. Responsabilidade junto às fontes. Gêneros e técnicas de redação jornalística. Domínio de redação e edição para publicações impressas e web. Edição online, recursos de interatividade, arquitetura da informação, comportamento do internauta. Produção de releases para divulgação para a imprensa escrita, falada, treinamento para entrevistas para todos os tipos de mídia (rádio, televisão, jornal e mídias digitais, incluindo redes sociais). Teorias da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Papel social da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Relações públicas: relacionamento das organizações com seus públicos. Redação de textos dentro das normas jornalísticas. Lide e sublide. Coerência. Hierarquização de ideias. Contextualização. Definição do que é notícia. Adequação ao público leitor. Capacidade de edição. Definição de título e subtítulos. Textos para público interno e externo. Conhecimento de termos e jargões da Comunicação Social. Mídias sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Redação para mídias sociais. Produção de programas para televisão. Pesquisa. Roteiro. Locações. Entrevistas. Locução. Estúdio. Externas. O texto para jornalismo televisivo. Roteiro das reportagens televisivas: cabeça, off, passagem, sonora.

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