Lançamento

Apostila E-Paraná Comunicação 2017 - EDITOR DE RADIO E TV


Por:
R$ 35,00

ou 3x com juros de R$ 12,13
 

                                                                         E-PARANÁ COMUNICAÇÃO

 

A E-Paraná Comunicação, vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação Social, publica o edital de reabertura do Processo Seletivo para nível Médio/Técnico e Superior.

Esta seleção está sendo organizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU), a Universidade Estadual do Centro-Oeste, e tem como intuito preencher 110 vagas e formar cadastro reserva.

Os profissionais podem concorrer aos cargos de: Administrador (1); Advogado (1); Analista de Captação de Recursos e Projetos Culturais (1); Analista de Criação e Desenvolvimento em Web e Plataformas Digitais (2); Analista de Eventos (2); Analista de Marketing (1); Analista de Mídia; Analista de Mídias Sociais (4); Analista de Recursos Humanos (1); Contador (1); Designer Gráfico (5); Editor de Radio e TV (9); Jornalista (4); Produtor de Radio e TV (15); Redator Publicitário (1); Relações Públicas (1); Repórter de Rádio e TV (10); Repórter Cinematográfico (5); Repórter Fotográfico (2); Web Designer (3); Auxiliar Administrativo (1); Auxiliar de Almoxarifado Técnico (1); Auxiliar de Eventos (1); Diretor de Cena (2); Editor de Imagem e Finalização (9); Eletrotécnico (1); Locutor; Motorista (1); Operador de Áudio (9); Produtor Executivo de Rádio, TV e Mídias Digitais (4); Programador Musical (6); Secretário (1); Sonoplasta (2); Supervisor de Programação (1); Técnico em Tecnologia da Informação (1); e Assistente de Câmera (1).

Inscrição até 17 de agosto de 2017, por meio do site www.concursosfau.com.br. As taxas variam entre R$ 60,00, R$ 75,00 e 95,00.

Os profissionais que se inscreveram para o edital do Concurso Público nº 01/2016, e não solicitaram ressarcimento, podem aproveitar o valor que foi pago, para concorrer às oportunidades deste Processo Seletivo atual, lembrando de refazer a inscrição no novo edital.

Todos os candidatos contratados, farão jus a remuneração de R$ 1.500,00 a R$ 4.400,22, e a carga horária será de 25h até 40h semanais. As Provas Objetivas e Discursivas acontecem na data prevista de 17 de setembro de 2017 em Curitiba, haverá também Avaliação de Títulos para todos os cargos.

 

CARGO 112: EDITOR DE RADIO E TV

CONHECIMENTOS COMUNS

Língua Portuguesa:

Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). Som e fonema; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes de palavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação e Coordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinal indicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia. Tipologia textual.

Raciocínio Lógico e Matemático:

Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

Conhecimentos Gerais:

História do Estado do Paraná.

Noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Lei do Estado do Paraná nº 17762/2013 que trata da criação do E-Paraná Comunicação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Comunicação: teorias, conceitos e paradigmas. Papel social da comunicação: Ética. Leis que regem a imprensa e radiodifusão. Código de ética dos jornalistas. Direitos e deveres do jornalista. Políticas da Comunicação. Agenda Setting e newsmaking. Comunicação e tecnologia: Globalização da comunicação e seus novos paradigmas. A relação entre tecnologia e comunicação social. A comunicação global e perspectivas para o século XXI. Massificação versus segmentação dos públicos. Legislação em comunicação social: Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Lei Geral de Telecomunicações e legislação correlata. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Comunicação e linguagem: Gramática e ortografia da Língua Portuguesa aplicadas à prática comunicacional. Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. A edição de texto e a edição de imagens: peculiaridades e complementaridades. Fundamentos teóricos; investigação e documentação na comunicação de massa; o papel e responsabilidade social do jornalista e a mediação na sociedade informacional. Conceitos de notícia. A política noticiosa. Fait-divers, antítese, multiplicidade e conexão de fatos, o sensacionalismo. Os critérios da noticiabilidade e os conceitos de ineditismo, verdade, objetividade, imparcialidade e interesse público na produção jornalística. Os veículos noticiosos e suas diferentes linhas editoriais. Pragmática jornalística. Enunciação como ação social; produção de sentido e ideologia; informação versus opinião. Ética e análise de casos na produção e na veiculação jornalística. Linguagem jornalística. Definição; critérios para credibilidade; retórica moderna, organização discursiva e mecanismos de adesão ideológica. Pirâmide invertida, lead, sub-lead e contextualização. Coerência e coesão textual. Avaliação, apuração e confecção de pautas e espelhos para diferentes formatos jornalísticos. Domínio sobre os aspectos da produção de programas ao vivo e da produção de programas gravados. A condução do espelho e das pautas: supervisão das condições de realização de diferentes gêneros e formatos jornalísticos e viabilização de mudanças segundo a política noticiosa do veículo. Pós-produção. Avaliação de material captado. Decupagem, roteirização, edição, sonorização, finalização, programação, veiculação, arquivamento e pesquisa em sistema digital. Avaliação de resultados. O texto no Rádio e na TV. As especificidades de offs e passagens; a contextualização das sonoras; os aspectos técnicos do roteiro de edição. A estrutura dos roteiros e programas: nomenclatura específica, indicações técnicas; confecção e análise de abertura, escalada, cabeça, notas e encerramento. Os tipos de entrevista: suas pautas e seus roteiros. Noções de programas de texto, editoração eletrônica, Internet, edição de TV em meio digital.

 

 

OBS:

 

Prezado Cliente: 

 

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O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

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