Lançamento

Apostila Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2017 - TÉCNICO EM ESTRUTURAS NAVAIS


Por:
R$ 37,00

ou 3x com juros de R$ 12,83
 

                                                    DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (DENSM)

 

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) informa que irá realizar novo Concurso Público voltado à Admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) no ano de 2017, destinado a preencher 90 vagas de nível médio e técnico disponíveis em diversas especialidades.

Os cargos são para as áreas de Contabilidade (9); Desenho de Arquitetura (4); Estatística (4); Eletrônica (4); Enfermagem (5); Estruturas Navais (10); Gráfica (5); Geodésia e Cartografia (5); Marcenaria (5); Metalurgia (10); Meteorologia (5); Motores (6); Processamento de Dados (12); e Química (6).

As inscrições estarão abertas durante o período do dia 01 a 31 de agosto de 2017, sendo que os inscritos serão selecionados por meio de Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e ainda, Redação, em data a ser divulgada. Posteriormente, também haverá Inspeção de Saúde (IS) e Teste de Aptidão Física (TAF).

Essas avaliações serão aplicadas em diferentes unidades nas cidades de Brasília - DF; Fortaleza - CE; Florianópolis - SC; Ladário - MS; Manaus - AM; Natal - RN; Olinda - PE; Porto Alegre - RS; Rio Grande - RS; Rio de Janeiro - RJ; São Luís - MA; São Paulo - SP; Salvador - BA; Santos - SP; e Vila Velha - ES.

 

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS

TÉCNICO EM ESTRUTURAS NAVAIS

TAREFAS TÍPICAS –

Interpretar e executar desenhos técnicos; Esboçar objetosa mão livre; dimensionar estrutura simples: vigas, barras, treliças, arames, peças e correntes; calcular peso próprio; calcular centros de gravidade; calcular áreas, volumes, momentos de inércia, raios de giração, módulos de seções; e aplicar Normas técnicas concernentes aos respectivos processos de trabalho.

DESENHO TÉCNICO –

Conceito de projeção; projeção paralela, ortogonal e oblíqua; perspectiva isométrica; vistas auxiliares; sistemas de projeção europeu e americano; contagem; escalas; corte e meio corte; corte parcial; omissão de cortes; linhas e símbolos em desenhos de estruturas navais; símbolos gráficos de solda para construção naval; e símbolos gráficos para arranjo geral.

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS –

Estricção e Coeficiente de Poisson; diagramas tensão-deformação; tensões admissíveis e coeficientes de segurança; vínculos estruturais; tração e compressão, força cortante e torção; flexão simples e composta; diagramas de força cortante e momento fletor; concentração de tensão; e flambagem.

TEORIA DO NAVIO –

Nomenclatura do navio: embarcação, casco, proa e demais termos do navio em geral; nomenclatura do navio: peças principais da estrutura dos cascos metálicos, conveses, cobertas, 39 plataformas e espaços entre conveses, subdivisão do casco, aberturas no casco, acessórios do casco na carena, no costado, nos compartimentos e no convés; geometria do navio: plano diametral e demais definições pertinentes à geometria, desenho de linhas e planos de formas, dimensões lineares, deslocamento e tonelagem; e construção dos navios: projeto e construção.

ESTRUTURAS NAVAIS –

Estrutura dos cascos de navios metálicos: sistemas de construção, peças estruturais; peças não estruturais e acessórios; Sociedades Classificadoras; construção de navios: peças de construção e ligação das peças de construção; processos de soldagem com arco elétrico; processos de soldagem e corte com gás; automação na soldagem; e descontinuidade em juntas soldadas.

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS –

Aços estruturais; propriedades dos aços; deformação dos materiais; diagramas de equilíbrio; classificação dos aços: Normas SAE, ASTM, ABNT; aço e tratamentos térmicos; aço carbono, aços-liga e ferro fundido; e materiais compostos: plásticos reforçados com fibra de vidro.

METROLOGIA –

Medidas e conversões (sistemas de unidades e seus símbolos - internacional e inglês); régua graduada, metro e trena; paquímetro: tipos e usos, sistema métrico, sistema inglês e conservação; micrômetro; blocos-padrão; calibradores; verificadores; relógio comparador; goniômetro; rugosidade: parâmetros, e representação; tolerância de forma, de orientação e de posição; e terminologia e conceitos de metrologia e calibração.

SEGURANÇA DO TRABALHO –

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; equipamentos de proteção individual - EPI; proteção contra incêndios; sinalização de segurança; segurança e saúde no trabalho em espaços confinados; condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval; e trabalho em altura.

 

OBS:

 

Prezado Cliente: 

 

Não Trabalhamos com apostilas impressas e sim digitais no formato PDF, enviadas por email/link para download e as imagens são apenas ilustrativas.

O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

COLOQUE ESTA PÁGINA EM SEUS FAVORITOS.VOCÊ PODE PRECISAR!

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características


    Confira os produtos