Lançamento

Apostila Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2017 - TÉCNICO EM METALURGIA


Por:
R$ 37,00

ou 3x com juros de R$ 12,83
 

                                                        DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (DENSM)

 

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) informa que irá realizar novo Concurso Público voltado à Admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) no ano de 2017, destinado a preencher 90 vagas de nível médio e técnico disponíveis em diversas especialidades.

Os cargos são para as áreas de Contabilidade (9); Desenho de Arquitetura (4); Estatística (4); Eletrônica (4); Enfermagem (5); Estruturas Navais (10); Gráfica (5); Geodésia e Cartografia (5); Marcenaria (5); Metalurgia (10); Meteorologia (5); Motores (6); Processamento de Dados (12); e Química (6).

As inscrições estarão abertas durante o período do dia 01 a 31 de agosto de 2017, sendo que os inscritos serão selecionados por meio de Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais e ainda, Redação, em data a ser divulgada. Posteriormente, também haverá Inspeção de Saúde (IS) e Teste de Aptidão Física (TAF).

Essas avaliações serão aplicadas em diferentes unidades nas cidades de Brasília - DF; Fortaleza - CE; Florianópolis - SC; Ladário - MS; Manaus - AM; Natal - RN; Olinda - PE; Porto Alegre - RS; Rio Grande - RS; Rio de Janeiro - RJ; São Luís - MA; São Paulo - SP; Salvador - BA; Santos - SP; e Vila Velha - ES.

 

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS

TÉCNICO EM METALURGIA

ESTRUTURA METÁLICA –

A constituição da matéria; Mudanças de fases; Associação de átomos; Materiais metálicos; e Características gerais dos metais.

PLASTICIDADE DOS METAIS –

Deformação elástica; Deformação plástica; e Deformação dos metais policristalinos.

ESTRUTURA CRISTALINA DOS METAIS –

Sistemas e reticulados cristalinos; e Defeitos cristalinos.

LIGAS METÁLICAS –

Impurezas nos metais; Soluções sólidas; Difusão; Ligas metálicas; e Diagramas de equilíbrio.

PROPRIEDADES MECÂNICAS –

Definições; Coeficiente de segurança e Tensão admissível de trabalho; e Ensaios mecânicos, normas e especificações.

 ENSAIOS –

Resistência à tração; Resistência à compressão; Resistência ao choque; Resistência ao dobramento; Resistência ao cisalhamento e à torção; Dureza; Fadiga; Fluência; Ensaios de desgaste; Ensaios de usinabilidade; Ensaios de amortecimento; e Ensaios não destrutivos.

PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA –

Laminação; Forjamento; Estampagem; Extrusão; Cunhagem, Repuxamento; Mandrilagem, Fabricação de tubos soldados e Estiramento, Trabalho a quente, Trabalho a frio.

SOLDAGEM –

Tipos de juntas soldadas; Metalurgia da solda; Processos de soldagem; Brasagem; Propriedades mecânicas; e Ensaios das soldas.

USINAGEM –

Variáveis atuantes nas operações de usinagem; Torneamento; Furação; Aplainamento; Fresamento; Brochamento; Serramento; Usinagem por abrasão; Operações de acabamento; Métodos não tradicionais de usinagem; Controle numérico em máquinas operatrizes; e Fluidos de corte.

FUNDIÇÃO –

Fenômenos que ocorrem durante a solidificação; Processos de fundição; Fusão do metal; Desmoldagem; Limpeza; Rebarbação; e Controle de qualidade de peças fundidas.

CORROSÃO DOS METAIS –

Tratamento superficiais, Corrosão dos metais,Tipos de células galvânicas; Tipos de corrosão; Prevenção contra a corrosão; Revestimentos superficiais; Revestimentos metálicos; Proteção catódica; Revestimentos não metálicos inorgânicos; Revestimentos não metálicos orgânicos: tintas.

PRODUÇÃO DO FERRO –

Introdução, Beneficiamento do minério de ferro, Sinterização e pelotização, Minério de ferro; Carvão; Fundentes e Outras matérias-primas da indústria siderúrgica.

PRODUÇÃO DO FERRO GUSA –

Introdução, Construção do Alto-forno, operação do alto-forno, Produtos do alto-forno; e Técnicas para aumentar a produção do alto-forno.

 PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE AÇOS –

Introdução, A produção do ferro-gusa – alto forno, O ferrogusa, O alto-forno, Processo de redução direta, Aciaria, processo pneumáticos da aciaria (conversores), Processos elétricos, O forno elétrico, Lingotamento e lingotes, lingotamento convencional, lingotamento contínuo, Transmissão de calor na solidificação, Estrutura de lingotes e produtos de lingotamento contínuo.

PROCESSOS ESPECIAIS DE REFINO E OBTENÇÃO DE AÇOS E LIGAS ESPECIAIS –

Introdução, Metalurgia de panela, Tratamento sob vácuo – desgaseificação, Operações de metalurgia de panela-forno panela, Processo de produção de aços inoxidáveis.

PRODUÇÃO DE METAIS NÃO FERROSOS –

Introdução, Cobre; Alumínio; Zinco; Estanho; e Chumbo.

DIAGRAMA DE EQUILÍBRIO FERRO-CARBONO –

Definições; Fatores que influenciam na posição das linhas de transformação do diagrama Fe-C; e Reações que ocorrem no diagrama Fe-C.

SISTEMA FERRO-CARBONO –

O elemento ferro, Soluções sólidas de ferro, Diagrama ferro-grafita, Diagrama ferro-cementita, Pontos relevantes do diagrama ferro-cementita, Reações invariantes, Observações da microestrutura.

DECOMPOSIÇÃO DA AUSTENITA E CURVAS TTT –

Ferrita e cementita, Perlita, Bainita e ferrita acicular, Martensita, Construção das curvas TTT.

DIAGRAMA TRANSFORMAÇÃO-TEMPO-TEMPERATURA –

Curvas em “C” ou “TTT”; Diagrama de transformação para resfriamento contínuo; Efeitos da seção das peças; Fatores que influenciam na posição das linhas em “C”; e Temperabilidade.

TRATAMENTOS TÉRMICOS / TRATAMENTOS TÉRMICOS DAS LIGAS FERRO-CARBONO –

Introdução, Proteção de superfície, Fatores de influência nos tratamentos térmicos; Operações de tratamento térmico; Recozimento; Recozimento pleno, Recozimento subcrítico, Esferoidizção, Recozimento para usinabildade, Normalização; Têmpera; Meios de têmpera, Tênsões na têmpera, Revenido; Revenimento , Transformações no revenimento dos aços carbono, Revenimento mútiplo, Fragilidade do revenido, Coalescimento; Têmpera superficial; e Tratamentos isotérmicos, Temperabilidade, Fatores que afetam a temperabilidade, Martêmpera, Austêmpera, Austenita retida, Solubilização, Envelhecimento.

TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS –

Introdução, Difusão e solubilidade dos elementos químicos, Perfil da distribuição do soluto, Cementação, Cementação sólida, Cementação gasosa, Cementação líquida, Nitretação, Nitretação a gás, Nitretação líquida, Cianetação, Carbonitretação, Nitrocarbonetação, Boretação, Resumo dos tratamentos termoquímicos, Microestrutura obtidas nos tratamentos termoquímicos.

AÇOS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA –

Sistemas de classificação dos aços; Composição química e propriedades dos aços carbono; Efeitos dos elementos de liga nos aços; e Tipos de aços.

INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AÇOS –

Elementos estabilizadores da austenita e da ferrita, Influência dos elementos de nos aços não endurecidos, Efeito dos elementos de liga na formação da ferrita, Nucleação, Crescimento, Propriedades da ferrita, Efeito dos elementos de liga na formação da perlita, Efeito dos elementos de liga nos carbonetos, Efeito das inclusões não metálicas, Efeito dos elementos de liga nos compostos intermetálicos, Efeito das partículas metálicas dispersas, Efeito dos elementos de liga na formação da austenita, Efeito dos elementos de liga na têmpera, Dureza da martensita, Efeito dos elementos de liga no revenimento, Efeito dos elementos de liga na formação da bainita, Efeito dos principais elementos de liga nos aços, Impurezas dos aços.

CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE AÇOS –

Classificação e especificação de materiais, Seleção de materiais, Seleção de aços, Aços baixo carbono para conformação mecânica, Aços Estruturais, para caldeira, vasos de pressão e tubulações, Tenacidade e prevenção de fratura rápida, Emprego de aços estrutural à 45 temperatura elevada, Vergalhões para concreto, Chapas e perfis estruturais Aços de alta resistência e baixa liga, Aços para construção mecânica, O sistema de classificação ABNT para aços construção mecânica, Seleção baseada na temperabilidade, Aços de ultra-alta resistência, Aços para cementação, Aços para molas.

FERRO FUNDIDO –

Branco; Cinzento; Maleável; e Nodular.

METAIS NÃO FERROSOS –

Cobre e suas ligas; Alumínio e suas ligas; Chumbo e suas ligas; Estanho e suas ligas; Zinco e suas ligas; Níquel e suas ligas, Magnésio e suas ligas; Titânio e Suas ligas. Tratamentos Térmicos do cobre e suas ligas; Tratamentos térmicos das ligas de alumínio e aplicações do alumínio e suas ligas.

AÇOS FERRAMENTA, INOXIDÁVEIS E LIGAS ESPECIAIS –

Aços para ferramenta, introdução, classificação, Aplicações de aços em ferramentas-características dos aços, Aços para trabalho a frio, Aços para trabalho a quente, Aços para fins especiais, P-Aços para moldes, Aços rápidos, A escolha do aço ferramenta, Revestimentos, superligas, Zircônio e suas ligas.

AÇOS INOXIDÁVEIS –

Introdução, Relação entre composição química e estrutura, Inoxidáveis martensíticos, Inoxidáveis ferríticos, Inoxidáveis austeníticos, aços ferríticos-austeníticos(duplex),Aços inoxidáveis endurecíveis por precipitação, Resistência à corrosão.

AÇOS MARAGING –

Introdução, Metalurgia dos aços maraging.

METAIS REFRATÁRIOS E SUAS LIGAS –

 Nióbio e Tântalo, Molibidênio, Tungstênio.

MATERIAIS PARA FERRAMENTA E MATRIZES –

Introdução, Aços; Metal duro ou carbonetos duros sinterizados e ligas fundidas.

 METALURGIA DO PÓ –

Matérias-Primas; Métodos de fabricação de pós metálicos; Mistura e compactação dos pós; Sinterização; Dupla compactação; Compactação a quente; Forjamento-Sinterização; Tratamentos posteriores à sinterização; Considerações sobre o projeto de peças sinterizadas.

PRODUTOS DA METALURGIA DO PÓ –

 Ferro e aço sinterizados; Metais e ligas não ferrosos produzidos por metalurgia do pó; Metais refratários; e Materiais porosos.

CONTROLE DE QUALIDADE –

Introdução, Tipos de testes e ensaios no controle da qualidade, Ensaios empregados na produção de aços e ligas especiais, Inspeção por ultrassom, Testes de trincas superficiais, Radiações ionizantes (raio-X e raios gama), Ensaios mecânicos, Determinação das medidas e das tolerâncias dimensionais; e Qualidade da superfície.

 

OBS:

 

Prezado Cliente: 

 

Não Trabalhamos com apostilas impressas e sim digitais no formato PDF, enviadas por email/link para download e as imagens são apenas ilustrativas.

O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

COLOQUE ESTA PÁGINA EM SEUS FAVORITOS.VOCÊ PODE PRECISAR!

 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características


    Confira os produtos