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Apostila Prefeitura de S. Bernardo do Campo 2018 - PROFESSOR I DE EDUCAÇÃO BÁSICA:


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                                            PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo anuncia quatro Concursos Públicos que visam preencher 752 vagas em cargos de nível médio e superior.

O edital nº 02/2018 tem nove vagas para o cargo de Procurador I, que exige Superior Completo em Ciências Jurídicas e Sociais e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Enquanto o Concurso nº 03/2018 tem oportunidades para Analista de Transportes (3); Auxiliar de Serviços de Agrimensura (1); Oficial Administrativo I (100); Agente Contábil I (5); Agente de Controladoria I (2); Agente de Tesouraria I (3); Analista Tributário Financeiro I (1); Arquiteto (10); Assistente Jurídico (1); Assistente Social Secretaria de Educação (1); Contador I (3); Desenhista (1); Engenheiro Civil (9); Engenheiro Eletricista (2); Fiscal de Cadastro Tributário I (5); Fiscal I (32); Fisioterapeuta Secretaria de Educação (1); Fonoaudiólogo Secretaria de Educação (1); Geólogo (1); Psicólogo (9); Psicólogo Secretaria de Educação (1); Técnico em Agrimensura (9); Técnico em Licitações (13); Técnico em Meio Ambiente (3) e Terapeuta Ocupacional Secretaria de Educação (1).

O edital nº 04/2018 tem vagas para Guarda Civil Municipal - Feminino (30) com estatura mínima descalça de 1,60m e Masculino (70) com estatura mínima descalço de 1,70m.

Por fim, os candidatos interessados em atuar na área da educação, têm oportunidades por meio do edital nº 05/2018 para os cargos de Professor I de Educação Básica (300); Professores de Educação Especial - Audiocomunicação (1), Deficiência Intelectual/ Mental (8) e Deficiência Visual (1); Professores II de Educação Básica de Arte (10) e de Educação Física (15); Coordenador Pedagógico (35); Diretor Escolar (50) e Orientador Pedagógico (5).

Vale ressaltar que dentro do total de oportunidades disponíveis, há vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Pelo site da Vunesp as inscrições podem ser realizadas no período de 6 a 26 de junho de 2018. As taxas de participação têm valores de R$ 56,50 a R$ 82,20.

Para classificar os candidatos haverá Prova Objetiva na data prevista de 26 de agosto de 2018, as outras etapas serão compostas de Prova Prático-Profissional; Prova de Títulos; Avaliação Psicológica e Curso de Formação.

Os profissionais vão atuar em jornadas de trabalho de 24h a 40h semanais, para receber remunerações entre R$ 1.722,95 a R$ 9.611,41.

A validade destes Concursos será de dois anos, constados da data de sua homologação, podendo haver prorrogação por igual período.

 

PROFESSOR I DE EDUCAÇÃO BÁSICA:

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa:

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática:

Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO

Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola; função social da escola; educação inclusiva e compromisso ético e social do educador. Gestão democrática: a participação como princípio. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na educação básica. Projeto político pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo nas séries iniciais: a ênfase na competência leitora (alfabetização e letramento) e o desenvolvimento dos saberes escolares da matemática e das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador.

LEGISLAÇÃO

BRASIL. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.

 

BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214 e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

 

BRASIL. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.

 

BRASIL. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (atualizada): artigos 7º a 24, 53 a 69, 131 a 140.

 

BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).

 

BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.

 

BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9(nove) anos. Brasília: CNE, 2010.

 

BRASIL. Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília:

MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 1 (Itens: Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientação Didática).

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 6 (1ª Parte).

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília:

MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 7 (1ª Parte).

Resolução CNE/CEB Nº 1/00 e Parecer CNE/CEB Nº 11/00 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

 

Resolução CNE/CEB Nº 2/01 e Parecer CNE/CEB nº 17/01 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 7 e Parecer CNE/CEB Nº 11/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para BRASIL.

 

Resolução CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004 - o Ensino Fundamental de 9 anos. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004).

 

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação e Direitos Humanos. Educação em direitos humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

 

CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. 6ª. ed. Brasília : MEC, SEB, 2009.

 

LEI Municipal Nº 6.628, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017.

LEI Municipal nº 6.316, de 12 de dezembro de 2013 – Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Base Nacional Comum Curricular.

 

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