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Apostila Pref de Várzea Grande MT 2018 - CONTADOR MUNICIPAL


Por:
R$ 28,00

ou 2x com juros de R$ 14,42
 

                                                              PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE - MATO GROSSO

 

A Prefeitura de Várzea Grande, Mato Grosso, anuncia dois Concursos Públicos que visam preencher 1.572 vagas de níveis Fundamental, Médio e Superior em diversas áreas.

Há oportunidades na área da Administração (edital nº 02/2017) nas funções de: Administrador (3); Advogado (11); Analista de Rede (2); Analista de Sistemas (3); Analista Técnico em Gestão de Políticas Sociais (1); Arquiteto (9); Assistente Social (30); Contador Municipal (8); Economista (1); Engenheiro Agrônomo (2); Engenheiro Ambiental (3); Engenheiro Civil (14); Engenheiro de Segurança no Trabalho (2); Engenheiro Eletricista (3); Engenheiro Florestal (2); Engenheiro Sanitarista (6); Geógrafo (2); Geólogo (2); Gestor Municipal (1); Jornalista (2); Nutricionista (8); Programador WEB (2); Psicólogo (26); Psicopedagogo (4); Secretário Executivo (1); Técnico de Nível Superior (10); Turismólogo (1); Agente Administrativo (194); Agente de Serviços Gerais (135); Fotógrafo (1); Mecânico de Veículos Leves e Pesados (2); Motorista (54); Operador de Máquina Rodoviária I (5); Operador de Máquina Rodoviária II (3); Operador de Sistemas (5); Segurança e Manutenção (17); Técnico Agrícola (3); Técnico em Agropecuária (3); Técnico em Corte e Costura (1); Técnico em Edificações (2); Técnico em Estradas (1); Técnico em Meio Ambiente (2); Técnico em Padaria (2); Topógrafo (4); Biólogo (4); Biomédico (1); Enfermeiro (114); Engenheiro Sanitarista (1); Farmacêutico (8); Fisioterapeuta (16); Fonoaudiólogo (8); Gestor Público (48); Terapeuta Ocupacional (3); Auxiliar de Saúde Bucal (23); Técnico em Enfermagem (239); Técnico em Laboratório (24); Técnico em Radiologia (5); Técnico em Segurança do Trabalho (1); Agente de segurança e Manutenção (63); Gesseiro (5); Maqueiro (4); Médicos: Anestesista (4); Cardiologista (2); Cirurgião Geral (5); Cirurgião Vascular (1); Clínico Geral (30); Dermatologista (2); Endocrinologista (2); Ginecologista (3); Infectologista (2); Intensivista (3); Intensivista Pediatra (1); Nefropediatra (1); Neonatologista (1); Neurocirurgião (2); Neurologista (7); Neuropediatra (1); Oftalmologista (1); Ortopedista (12); Otorrinolaringologista (1); Pediatra (1); Psiquiatra (10); Urologista (2); Veterinário (2); Odontólogo (25); Auditor de Controle Interno (1); Contador (1); Médico Perito (2); Nível Superior em qualquer área (1); Técnico de Informática (1); Auditor Municipal de Controle Interno (3); Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal (15); Analista Legislativo (1); Fiscal Ambiental (10); Fiscal do Procon (2); Fiscal de Trânsito e Transporte (3); Fiscal de Postura (3); Fiscal de Obras (8); Eletricista (6); Encanador (6); Pedreiro (10); Boca de Lobo (8); Gari (180); e Tapa Buraco (30).

Já a Procuradoria Geral do Município, irá formar cadastro reserva de Procuradores Municipais por meio do certame nº 03. Podem se inscrever profissionais com nível superior e habilitação legal para o exercício da função.

As remunerações variam de R$ 985,00 a R$ 8.800,00, pelo desempenho de atividades em jornadas semanais de até 40 horas. Dentro do total de vagas, há oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência.

Os interessados podem solicitar a participação no site www.ufmt.br/concursos, no período de 11 de dezembro de 2017 a 18 de janeiro de 2018. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00.

A classificação dos candidatos ocorre por meio de Prova Objetiva e Discursiva, prevista para ser aplicada em 25 de fevereiro de 2018. Se houver necessidade, a Avaliação poderá ser aplicada também em Cuiabá - MT.

Os resultados finais são válidos por dois anos, e podem ser prorrogados

 

TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

CONTADOR MUNICIPAL

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

1. Leitura: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. 2. As condições de produção de um texto e as marcas composicionais de gêneros textuais diversos. 3. Linguagem e adequação social: 3.1. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais; 3.2. Registros formal e informal da escrita padrão. 4. Funções da linguagem. 5. Aspectos linguísticos na construção do texto: 5.1. Fonética: prosódia, ortografia; 5.2. Morfologia: formação, classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais; 5.3. Sintaxe: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação, concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal; 5.4. Semântica: polissemia, sinonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação, figuras de linguagem. 6. Textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 7. Pontuação.

 Informática Básica

1. Hardware: 1.1. Conceitos básicos; 1.2. Periféricos; 1.3. Meios de armazenamento de dados; 1.4. Processadores. 2. Software: 2.1. Conceitos básicos; 2.2. Códigos maliciosos (Malware) e ferramentas de proteção (Antimalware); 2.3. MS Windows 7 Professional; 2.4. Editores de textos: LibreOffice Writer 5.3.7 e MS Word 2010; 2.5. Planilhas eletrônicas: LibreOffice Calc 5.3.7 e MS Excel 2010. 3. Internet: 3.1. Conceitos básicos e segurança; 3.2. Navegadores: Internet Explorer 11, Mozilla Firefox 56.0.2, Google Chrome 61.0.031163.100; 3.3. Conceito e uso de e-mail; 3.4. Busca na web.

Legislação Básica

1. Estatuto dos Servidores da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais do Município de Várzea Grande-MT (Lei nº 1164/1991): 1.1. Disposições Preliminares (Título I); 1.2. Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (Título II); 1.3. Regime Disciplinar (Título IV). 1.4. Processo Administrativo Disciplinar (Título V).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Conceituações e princípios. 2. Planejamento e Orçamento Público e seus instrumentos: 2.1. Conceito; 2.2. Instrumentos Básicos de Planejamento; 2.3. Princípios Orçamentários; 2.4. Recursos para execução dos programas: 2.4.1. Exercício financeiro, 2.4.2. Créditos orçamentários, 2.4.3. Créditos adicionais. 3. Receitas Públicas: 3.1. Conceito; 3.2. Receita sob a ótica da Contabilidade Pública; 3.3. Classificação das receitas; 3.4. Receitas sob o enfoque orçamentário, patrimonial e fiscal; 3.5. Estágios da Receita; 3.6. A Receita e a Lei de Responsabilidade Fiscal; 3.7. Receita da Dívida Ativa. 4. Despesas Públicas: 4.1. Conceito; 4.2. Despesas sob a ótica da Contabilidade Pública; 4.3. Classificação das despesas; 4.4. Despesa sob o enfoque orçamentário, patrimonial e fiscal; 4.5. Estágios da Despesa; 4.6. Tipos de Empenho; 4.7. Restos a Pagar; 4.8. Regime de Adiantamentos ou Suprimento de Fundos; 4.9. Despesas de Exercícios Anteriores; 4.10. A Despesa e a Lei de Responsabilidade Fiscal; 4.11. Dívida Pública. 5. Patrimônio: 5.1. Conceito; 5.2. Bens Públicos; 5.3. Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos; 5.4. Depreciação, Amortização e Exaustão. 6. Escrituração na Administração Pública: 6.1. Conceito; 6.2. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público; 6.3. Formalidades do Registro Contábil; 6.4. Escrituração de operações Típicas. 7. Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público: 7.1. Conceito; 7.2. Composição e Conteúdo dos Balanços Públicos e Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público; 7.3. Análise e Interpretação dos Balanços Públicos: 7.3.1. Objetivo da Análise das Demonstrações Contábeis, 7.3.2. Dos Quocientes sobre os Balanços, 7.3.3. Indicadores e Indicativos contábeis; 7.4. Levantamento de Contas: 7.4.1. Prestação de Contas, 7.4.2. Tomada de Contas e Controle Interno e Externo. 8. Legislação Aplicada à Gestão Pública: 8.1. Constituição Federal de 1988; 8.2. Lei Complementar nº 4.320/64 e suas alterações; 8.3. Decreto Lei 200/67; 8.4. Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal; 8.5. Lei nº 10.028 de 19/10/2000; 8.6. Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC e suas alterações; 8.7. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público; 8.8. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (5.ª, 6.ª e 7ª Edições).

 

OBS:

 

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