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Apostila SEMPETQ PE 2017 - AGENTE DE INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

 

SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, TRABALHO E QUALIFICAÇÃO (SEMPETQ) PE

 

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ) do estado do Pernambuco recebe a partir de hoje as inscrições pra o Processo Seletivo que busca o preenchimento de 257 vagas para profissionais de nível Médio e Superior. Os contratos dos mesmos serão válidos por 24 meses, de forma que podem vir a ser prorrogados.

As oportunidades são para as áreas de Agente de Intermediação de Mão de Obra (238); Captador Externo de Vagas (7); Intérprete de Libras (5) e Psicólogo (7). Com jornadas de 40h de trabalho semanal, as remunerações variam de R$ 1.000,00 a R$ 2.700,00 ao mês.

Os candidatos a estas vagas serão submetidos a prova objetiva de conhecimentos como forma de classificação. A mesma está prevista para ocorrer no dia 8 de outubro de 2017.

Após as contratações, os profissionais serão distribuídos entre os municípios de Recife Boa Vista; Paulista; Petrolina; Caruaru; Cabo de Santo Agostinho; Igarassu; Vitória; Vitória de Santo Antão; Palmares; Goiana; Camaragibe; São Lourenço; Ipojuca; Belo Jardim; Paudalho; Arcoverde; Nazaré da Mata; Bezerros; Araripina; Santa Cruz Capibaribe; Escada; Garanhuns; Salgueiro; Serra Talhada e Pesqueira.

As inscrições ocorrem até o dia 20 de agosto de 2017 por meio do endereço eletrônico da IAUPE, responsável pela organização do Processo Seletivo. Os candidatos deverão efetuar o pagamento de taxa entre R$ 50,00 e R$ 70,00.

Este Processo Seletivo será válido por dois anos, e o mesmo pode vir a ser prorrogado por igual período.

 

AGENTE IMO (AGENTE DE INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA)

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. CONHECIMENTOS BÁSICOS

CONHECIMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da ideia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósito ou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 3. Tópicos de gramática contextualizada: 3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica, representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros, pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO – SINE:

1. Noções Gerais sobre o SINE: ORIGEM, ESTRUTURA, ABRANGÊNCIA, SERVIÇOS, ORGANIZAÇÃO, GESTÃO e PADRONIZAÇÃO e Porte dos Postos: Resolução CODEFAT nº 780, de 14 de dezembro de 2016 e seus respectivos documentos referidos: (I - Manual de Gestão do SINE; II - Cartilha para o Atendimento de Intermediação de Mão de Obra, Seguro - Desemprego e Qualificação Profissional; III – Cartilha para a Orientação Profissional nos Postos de Atendimento do SINE; IV – Manual de Programação arquitetônica dos Postos de Atendimento do SINE; V - Manual de uso da logomarca do SINE); 1.1 Intermediação de Mão de Obra: Atendimento Ao Trabalhador e ao Empregador (noções, triagem, fluxograma, busca de oportunidade, busca de vagas, Captação, Cadastro e Administração de Vagas,Cartas de Encaminhamento (procedimentos de emissão, controle, baixa e guarda), Cadastros de Trabalhadores e Empresas (inicial, atualização, verificação e administração), Convocação, PreSeleção e Processos Seletivos (definição, objetivos e procedimentos); 1.2 Habilitação ao Seguro Desemprego: (Legislação, Rotinas, Requisitos e Condições, Intermediação de segurados, Encaminhamento para Cursos);1.3 Emissão de Documentação – Carteira de Trabalho e Previdência Social –CTPS Informatizada: Legislação (Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; Portaria MTE nº 369 de 13 de março de 2013; Portaria MTE-SPPE nº 03 de 26 de janeiro de 2015), documentação obrigatória; 1.4 Orientação Profissional: definições, componentes, eixos; 1.5 Seguro Desemprego: Legislação, condições de habilitação, requerimentos,

GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: A atividade autônoma e os empreendimentos econômicos solidários como geradores de trabalho e renda; Características dos empreendedores autônomos e empreendimentos econômicos solidários.

FAT E CODEFAT; O Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT (Histórico, Composição, Objetivo, Programas e Ações); Programa Seguro-Desemprego (Histórico, Objetivo, o CODEFAT, fontes de custeio, requisitos para habilitação).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

AGENTE IMO (AGENTE DE INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA)

1.RACIOCÍNIO LÓGICO:

Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

NOÇÕES DE CIDADANIA:

A Ética: Ética Universal; Ética do Grupo Social. A Cidadania no Serviço Público; A Postura do Serviço Público; A Relação Servidor X Cidadão; Compromisso Ético e Social;3. Técnicas de atendimento ao público; Relações humanas e relações públicas. Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. Procedimentos administrativos em geral; Trabalho em equipe;

 

OBS:

 

Prezado Cliente: 

 

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O envio será feito até 24 horas após sermos notificados da realização e aprovação do pagamento pela instituição financeira.

Solicitamos também aos nossos clientes , que verifiquem em suas caixas de E-mail, inclusive caixa de Spam e Lixo eletrônico pois muitos programas de e-mails, direcionam arquivos para essas pastas.

 

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